O que é o ‘Ashtanga Yoga?

A prática regular de Ashtanga Yoga, para além de vários benefícios físicos, promove ainda o auto-conhecimento, pois proporciona uma oportunidade única para a introspecção.

Marque a PRIMEIRA AULA GRATUITA
Sri K. Pattabhi Jois

Sri K. Pattabhi Jois

 

Ashtanga Vinyasa Yoga

O Ashtanga Yoga é uma prática que foi popularizada no Ocidente por Sri K. Pattabhi Jois (1915-2009), que aprendeu este método com o seu professor T. Krishnamacharya (1888-1989).

Sharath Jois

Sharath Jois

Este método de yoga consiste na combinação de movimento com a respiração, ou vinyasa, no foco do olhar em determinada direcção (dristhi) e numa sequência de posturas dinâmica que cultiva o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual (asana). É uma prática que exige dedicação e disciplina. Desafia a mente e o corpo, proporcionando benefícios imensos para a saúde e para o bem-estar.

A prática regular de Ashtanga Yoga promove uma desintoxicação do corpo e pode mesmo ter um efeito curativo. A respiração com som, que é tão característica desta prática, aliada ao movimento, promove um calor interno e consequente libertação de toxinas através da transpira

ção. Para além disto, esta prática promove o auto-conhecimento, pois proporciona uma oportunidade única para a introspecção. Por isso os benefícios vão muito além dos físicos.

 

Alguns dos benefícios da prática de Ashtanga Yoga são:

– desenvolve força e flexibilidade

– tonifica os músculos e lubrifica as articulações

– massaja os órgãos internos

– melhora a circulação

– ajuda a perder peso

– ajuda a acalmar a mente, promovendo paz interior e claridez mental

– leva a uma percepção única do corpo, encorajando a auto-aceitação

 

Tradicionalmente, o Ashtanga Yoga é ensinado como uma auto-prática. Os alunos iniciados começam por fazer as duas sequências de saudações ao Sol (Surya Namaskar A e B), com as posturas seguintes sendo adicionadas de acordo com as capacidades de cada um. Enquanto a maior parte dos praticantes se dedica ao estudo da primeira série, alguns eventualmente começam também a estudar a segunda e a terceira ou talvez a quarta. As duas últimas séries desta prática são apenas para alunos muito avançados e dedicados. Esta forma de ensinar e praticar é chamada de estilo ‘Mysore’, a cidade na India onde este yoga teve origem e onde actualmente é ensinado por R. Sharath Jois e Saraswathi Jois, neto e filha do Guruji, respectivamente.

O ensino de Ashtanga Yoga deve seguir uma linhagem (parampara), e por isso eu ensino conforme aprendi com os meus professores que por sua vez aprenderam com o Guruji ou com R. Sharath Jois.

 

rita yoga 5

Rita Amaral

Sobre a minha prática de Yoga

Eu iniciei a minha prática de Ashtanga Yoga em 2011 e logo nesse ano viajei para a Índia para aprofundar a minha prática em Mysore, no K Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI) com a filha de Sri K. Pattabhi Jois, Saraswathi Jois e ainda em Goa, com Rolf Naujokat e Marci. Tenho praticado diariamente desde então, com exceção dos períodos de paragem que foram necessários durante as minhas gravidezes e recuperações pós-parto. Em 2015 frequentei um curso para professores de Ashtanga ministrado por David Swenson, um dos primeiros alunos ocidentais de Sri K. Pattabhi Jois, ou Guruji, como é carinhosamente conhecido. Em 2016 regressei a Mysore para estudar com Sharath Jois, o director do KPJAYI, meu Guru e Professor. Tenho ao longo dos anos praticado e aprendido com vários professores portugueses e internacionais, o que muito tem contribuído para a minha prática pessoal mas também para as minhas aulas.

Esta prática de Ashtanga mudou a minha vida de várias formas, algumas delas inexplicáveis. Ajudou-me a curar um distúrbio alimentar, pois ensinou-me a ouvir e respeitar o meu corpo. Ensinou-me que o esforço e a dedicação são sempre recompensados, de uma ou de outra forma, mas que não há atalhos! Há sempre um caminho a percorrer, e é a viagem e não o destino que interessa mais.

Decidi dedicar-me ao ensino desta tradição de yoga para poder partilhar tudo aquilo que a sua prática me deu e me dá. Não me considero por isso, professora de yoga, mas sim uma facilitadora de yoga!

Apesar do que muito se possa dizer sobre o Ashtanga, que é só para pessoas jovens, flexíveis e fortes, nada disso é verdade. O Ashtanga Yoga é para toda a gente. Para todos aqueles que queiram aprofundar o seu auto-conhecimento, ou que queriam apenas sentir os benefícios de uma prática física de yoga!

Depois de ter sido mãe a primeira vez senti também um forte chamamento para ensinar Yoga a bebés e crianças, pelo que fiz formação com a Escola Babyoga Portugal nesse sentido.

 

 

 

Contacte-me já para agendar uma aula experimental gratuita!

Envie-me já um e-mail para rita.amaral.pt@gmail.com